Nesta segunda-feira, 3, dá-se o início do segundo semestre letivo na rede regular de ensino. Segundo a Coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Maria Célia Nogueira, as escolas municipais de Cataguases iniciam as aulas nesta segunda, em horário normal, caso não haja eventuais; e lembra os pais sobre o retorno do Programa Mais Educação, o “tempo integral”, nas escolas que aderiram ao projeto. Os professores que foram designados antes das férias, já estão sendo encaminhados às suas respectivas escolas nesta primeira semana de aula.

Confira sete dicas da equipe do portal Uol Educação, direcionadas aos pais, para orientar seus filhos no regresso escolar.

 

1 – Último dias – No fim das férias, combine horários para dormir e para acordar. Negocie também um momento para a organização do material escolar. Volte a fazer as refeições nos horários habituais.

2 – Procure arrumar com os filhos a mochila com o material que será utilizado. Repor algum material que falta ou oferecer algo novo demonstra preocupação dos pais com a volta às aulas.

3 – Tarefa – Algumas escolas passam lições para as férias. Verifique se foram feitas e se estão prontas para serem entregues.

4 – Interesse – Comente com empolgação e se interesse sobre os assuntos que serão tratados no 2º semestre. Perguntar a respeito das atividades que serão oferecidas é um estímulo para os filhos.

5 – Amigos – O retorno às aulas marca também à volta ao convívio com colegas de classe. Use isso como estímulo para voltar à rotina de aulas.

6 – Troca – Incentive os pequenos a levarem fotos e panfletos de lugares que foram visitados durante as férias para comentar com colegas e professores. Estimule seu filho a mostrar na escola o que aprendeu durante esse período e a perguntar também a seus colegas o que aprenderam nas férias.

7 – Incentive – Pais e familiares devem ser positivos e motivadores no momento da volta às aulas. Leve os filhos à escola com alegria e, após o primeiro dia de aula, pergunte sobre as novidades, mostre interesse e diga o quanto aquilo também lhe empolga.