A primeira palestra promovida pela parceria entre a CDL Cataguases e o Sebrae, “Entendo Sobre Franquia Para Começar Bem”, contou com a presença de mais de 100 pessoas, na quarta-feira, 23. Ministrada no Colégio Cataguases pelo consultor do Sebrae, Bruno Rodrigues, o evento abordou tópicos de ferramentas para gestão na abertura de um negócio.

Segundo Bruno, o objetivo da palestra é informar aos interessados em abrir uma franquia sobre as possibilidades de se conseguir sucesso em tempo hábil e ressaltar os pontos aos quais se deve estar atento. “Em 2014, as estatísticas apontam que mais de uma franquia foi aberta por dia útil no Brasil”, diz.

Quando questionado a respeito das franquias que estão em alta, ele diz que as redes tendem ao mercado. “Estética, Digital e Alimentos estão entre os investimentos mais promissores atualmente” – conta. Bruno acrescenta, ainda, a vantagem desta categoria em relação ao negócio próprio: “Em uma franquia, se paga para receber orientações da rede, que traça o planejamento e presta suporte ao associado”, explica.

Pesquisa de mercado é fundamental na abertura de um negócio. Bruno salienta a importância de fazer contato com as franquias de outras localidades para conhecer seu funcionamento. “Não é só por ter se apresentado viável em uma determinada região, que a franquia se adéqua a qualquer localidade. É preciso levantar dados, para evitar surpresas”, aconselha.

A representante do Sebrae, Andréia Antunes, marcou presença no evento e conta sobre o acordo entre as instituições.  “A CDL nos procurou para propor essa parceria em benefício dos empresários, no sentido de fazê-los enxergar oportunidades. Nossa instituição recebeu muito bem a união, já havia um ‘namoro’ entre nós e eles há algum tempo. Juntos vamos somar. Hoje é só o primeiro evento”, declara Andréia.

O presidente da CDL Cataguases Humberto Lanzieri, também mostra-se otimista com a união das empresas: “A CDL definiu temas que serão priorizados em nosso trabalho conjunto, com base no momento econômico que nos encontramos. Além de nos beneficiar, o foco é estimular os empreendedores a colocar suas ideias em prática”, encerra.

unnamed (1)  unnamed (2)unnamed (3)