Caça à moeda – O Natal na Inglaterra

Na Inglaterra, o prato principal da ceia é o peru ou o ganso, feito de modo bem parecido com o o do Brasil. A peculiaridade da ceia na Terra da Rainha é uma sobremesa.

O Christmas Puddin é um bolinho complexo composto por 16 ingredientes, entre frutas cristalizadas e cerveja preta, e feito meses ou até um ano antes da noite feliz. Os ingredientes são misturados por todos os membros da família, cada um mexe um pouquinho e faz um pedido, simbolizando paz e união. Antigamente, era colocado nesse bolo uma moeda de ferro – hoje de chocolate. Quem encontrar a moeda na sua fatia, tem o pedido realizado, segundo a tradição. O Christmas Puddin é servido com uma dose de brandy.

caça a moeda

 

O Natal no Japão

No Japão, a população católica é mínima, e até o século passado não havia nenhum tipo de comemoração pelo Natal. Contudo, a ocidentalização do país levou um pouco da magia dessa data aos japoneses. Uma das formas de comemorar é dar um bolo especial de Natal aos amigos e familiares. Mas o que é forte mesmo por lá são as festas de final de ano e, por isso, o 25 de dezembro não deixa de ser uma época de alegria.

Em vez da tradição de comemorar o nascimento do menino Jesus, são trocados presentes com amigos e família para marcar o final do ano. Célia Abe Oi, coordenadora de comunicação da Sociedade de Cultura Japonesa Bunkyo de São Paulo, explica que os japoneses consideram muito importante festejar o ano que passou e receber o novo ano que nasce. É comum ter festas nas empresas, nas quais os chefes presenteiam seus funcionários, e também nas famílias.

natal01

 

Papai Noel mora aqui – o Natal na Finlândia

A Lapônia, no norte da Finlândia, é a terra natal do Papai Noel para o povo daquele país e é por isso que ele usa roupas tão pesadas, já que é uma das regiões mais frias do planeta.

Como não podia ser diferente, na terra do bom velhinho, as pessoas adoram essa festa. Eles começam a celebrar o Natal no início de dezembro.

Dia 6 é o Dia da Independência daquele país, que é só a desculpa para começarem as comemorações. Dia 13 é dia de Santa Lucia, muito popular entre os finlandeses. Nesse dia, são entoadas canções religiosas e uma menina é escolhida a Lucia da região. Ela ganha um vestido branco e uma coroa de velas. Ao longo do mês, as crianças vão comendo chocolates escondidos em portinhas de um calendário que conta os dias para o 24 de dezembro. Nessa data, são distribuídos presentes e é feita a ceia.

02

Fonte: http://www.terra.com.br/

Fotos:  Getty Images