“Unbutu: eu sou, porque nós somos”

Ocorreu em Leopoldina – MG, nesta quinta-feira, 28 de maio, o primeiro evento Mulheres Empreendedoras, organizado pelo Sebrae regional, envolvendo as cidades de Cataguases, Leopoldina, Além Paraíba e municípios circunvizinhos.

 

De 13h às 21:30h, na ACIL, o evento iniciou com uma fala de abertura das instituições envolvidas (SEBRAE, CDL E ASSOCIAÇÃO COMERCIAL), seguido de um painel das empreendedoras homenageadas ( foram 6: sendo 2 de Cataguases, 2 de Leopoldina e 2 de Além Paraíba). O dia encerrou com uma palestra da educadora corporativa Daniela Augusta.

 

Um encontro agradável e de muito aprendizado que reuniu 100 mulheres empreendedoras de nossa região.  Um dos objetivos apresentados foi debater o papel da liderança feminina nas organizações, que segundo estatísticas, empreendimentos conduzidos por mulheres são mais duradouros. “Nossa região é muito bacana e cheia de talentos e o objetivo é nos conectarmos e participarmos da seara do bem”, afirma a representante do Sebrae Cataguases, Andréia Antunes.

 

As seis empresárias destaque que compuseram o painel, apresentando sua história e discutindo temas, foram: Viviane Henriques e  Amanda Cagiano, de Cataguases; Maria das Graças e Rosilene Teixeira, de Além Paraíba;  Fernanda Vale e Flora de Melo, de Leopoldina.

 

A palestra com a empreteca e educadora corporativa, Daniela Augusta, encerrou o evento. Um relato de experiência da trajetória da Dani, preenchido por conceitos relevantes de gestão. Foi destacado o valor da mulher no comportamento e atitudes e evidenciou a empatia, flexibilidade, ousadia, coragem e resiliência como comportamentos inerentes. Reafirmou, ainda, que o mercado de trabalho está repensando o feminino nas organizações e disse, “nós precisamos ser a nossa própria garantia”. E alertou que ‘nossa atitude é o que depõe contra ou a favor em nossa carreira’, apresentou os 10 comportamentos empreendedores a serem trabalhados.

 

  1. Estabelecer Metas

(pessoais e profissionais) e com a sugestão de envolver a família em seu sonho

 

  1. Buscar Informação

(e aplicar para construir o conhecimento) ps.:  busque seus mentores

  1. Planejar e monitorar sistematicamente

(e ser flexível para mudar se preciso)

  1. Correr riscos calculados

(a responsabilidade de tudo o que acontece com você é sua)

  1. Buscar oportunidade e iniciativa

(cada um ocupa o lugar que lhe convém)

  1. Persuadir e criar redes de contato

(conheço e me faço conhecer)

  1. Exigir qualidade e eficiência

(eu posso fazer melhor)

  1. Persistir

(continue…)

  1. Comprometer

(mantenha o foco, e, se preciso, mude a estratégia)

  1. Ser autônomo e autoconfiante

(sou bom, mas não preciso ser arrogante).                                                                                                                                                                                                                      

2 3 4 5 6 7 8 11390333_467708336738129_7386943879186276062_n 11390339_467708223404807_5238242226795797096_n