PROJETO PIRA-PORÉ

Os livros infantis do Pira-Poré fazem parte de um projeto de incentivo à leitura, que engloba atividades sobre literatura em escolas públicas.

Este projeto começou em BH em 2009. Nos anos seguintes, foi realizado através de Leis de Incentivo à Cultura.

Em Cataguases foi concretizado por meio da Lei Municipal Ascânio Lopes, nos anos de 2012, 2013 e 2014.

Em 2015, o projeto foi aprovado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Com patrocínio por meio de incentivo fiscal, o projeto foi executado em 5 estados brasileiros banhados pelo Rio São Francisco (Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco). Foram distribuídos nestes estados o equivalente a 4.800 livros, aglutinados em 1.200 almanaques. Aliadas à distribuição, foram realizadas visitas para debater literatura infantil em Escolas Públicas Municipais das cidades de Pirapora e Itacarambi, em Minas Gerais, Penedo-AL, Propriá-SE, Carinhanhas-BA e Petrolândia-PE.

Em dezembro de  2017, um novo projeto do Pira-Poré foi aprovado pela Lei Rouanet, para realização em 2018, na cidade de Pirapora-MG.

O projeto é intitulado “Seminários de leitura – O livro infantil na sala de aula”.

Dele fazem parte, a distribuição do livro inédito “Pira-Poré e o Grande Gato da Mata” e a realização de oficinas pedagógicas sobre a aplicação da literatura infantil na sala de aula. As oficinas são direcionadas aos professores do Ensino Fundamental (anos iniciais) de todas as escolas da rede pública da cidade de Pirapora-MG. É um projeto previsto para iniciar as atividades no mês de Julho/2018.

Em Cataguases, destaco a importância da equipe do PROLER nos trabalhos do Pira-Poré. Uma equipe comprometida e que realiza um trabalho que considero essencial para o desenvolvimento intelectual dos alunos. Os projetos que o PROLER desenvolve em Cataguases, como as atividades de Contação  de histórias, ajudam na reflexão, geram cultura e ampliam as referências de mundo para os alunos.

Por Maria Vargas