Termina nesta quinta-feira, 6, às 23h59 (de Brasília) o prazo para os estudantes que pretendem obter o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) participarem do processo seletivo deste segundo semestre. Nesta edição, as inscrições têm uma única etapa, exclusivamente pela internet.

Quem pode se inscrever?

Podem fazer a inscrição os estudantes que não tenham concluído curso superior, que comprovem renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até dois e meio salários mínimos e ainda tenham participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero.

Como funciona o processo de seleção?

O novo sistema de seleção para o Fies usa as notas do Enem como critério classificatório para a concessão do financiamento. Desde terça-feira, 4, o sistema de seleção apresenta as notas de corte parciais para cada curso. Essa é a nota mínima que mantém o candidato entre os selecionados em um curso, com base no número de vagas e no total de inscritos.

Quando saem os resultados?

O resultado do processo seletivo será divulgado na segunda-feira, 10. Os estudantes classificados com base no número de vagas do curso serão pré-selecionados na chamada única e devem concluir o processo no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), no período de 13 a 22 próximo.

Onde efetuar a inscrição?

As inscrições devem ser feitas no Sistema de Seleção do Fies (FiesSeleção), no link fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login,  somente até as 23h59.

 

O cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fies deste segundo semestre constam do Edital nº 21/2015 da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União de 27 de julho último.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação