Por Regina Lacerda

Estado de presença é a condição de estar totalmente presente corpo e mente em todas as atividades realizadas, estar no “aqui e agora”.

Solidificar um estado onde o indivíduo se sinta conectado com ele mesmo no presente, vivendo inteiramente o momento.

O estado de presença faz com que as pessoas canalizem energias positivas e as realizem sem interferências interiores ou exteriores suas tarefas diárias.

Se permanecermos em estado de presença abundante, estaremos longe das distrações e nos envolveremos mais em nossas relações, dando o melhor de nós mesmos.

Hoje em dia com toda correria de nosso dia a dia, precisamos aprender a se colocar em um estado de presença, se concentrando no presente e  focando o momento.

Como aprender a estar em estado de presença?

Primeira dica: ALINHAR CORPO E MENTE

Pare do jeito que você está, e observe como está sua expressão facial. Você está sentado? Deitado? Em pé?  Como está agora sua postura corporal? Quantas vezes ao dia você toma consciência do seu próprio corpo?

O corpo é nossa casa, e reflete todas as emoções e sensações. Ficamos nervosos, ficamos tristes, ficamos felizes e em todas essas emoções há uma postura corporal (rosto, músculo, ombro, olhar etc.).

Precisamos então estar atentos a nossa postura corporal, para centrarmos no aqui e agora. Quando estamos felizes, por exemplo, a emoções tende a serem positivas e a mente quieta.

Quando você sentir que seu corpo não está alinhado a mente: Escolha um lugar que lhe transmita tranquilidade, que você goste. Pare, feche seus olhos, respire e paulatinamente. Ouça sua respiração, sinta seu corpo. Você irá acalmar seu corpo e sua mente e consequentemente suas emoções.

Caminhe, ande de bicicleta, medite e durante esses exercícios vá comtemplando a beleza da natureza, ouvindo uma música suave, passeando com seu cachorro, enfim exercite seu corpo.

Afinal a postura corporal revela como comunicamos com o mundo. Corpo e mente.