O Dia do Sorvete é comemorado em 23 de setembro, data que marca o início da primavera. A comemoração ocorre desde 2002 e foi instituída pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes – ABIS.

Apesar de o verão ser a estação mais quente do ano, é no início da primavera que as temperaturas voltam a subir, e, consequentemente, as vendas de sorvetes e picolés aumentam, por representarem opções rápidas para refrescar. Em casa, na rua, no intervalo de trabalho; com amigos ou sozinho: assim, renasce, a cultura do sorvete.

Segundo a ABIS, do volume total de sorvete produzido anualmente, em média, 70% é consumido entre os meses de setembro e março, incluindo sorvetes de massa, picolés e o sorvete “soft”. Em 2014, foram produzidos 1305 milhões de litros de sorvete no Brasil, o que representou um aumento de 90% na produção em relação ao ano de 2003.

Reconhecidamente nutritivo, o sorvete contém proteínas, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo, açúcares, gorduras vegetal e/ou animal, além de outros minerais essenciais a uma nutrição balanceada, e pode ser consumido o ano todo, inclusive no inverno, sendo uma alternativa recomendada pelos médicos para aliviar dores de garganta.

Além disso, estudos comprovaram seus benefícios ao psicológico. De acordo com uma pesquisa italiana, a sobremesa ativa zonas de prazer no cérebro, através da liberação de endorfinas, produzidas após o consumo, com efeito de calmante e melhora na autoestima. Segundo a Psicóloga, Francesca Saccà, inclusive, o sorvete permite a uma faixa etária média voltar à infância.

Atualmente, o mercado de sorvetes e de picolés no Brasil tem se mantido, principalmente, pela inovação de seus empreendedores. Além dos tradicionais, novos sabores e texturas têm sido incluídos em cardápios cada vez mais diferenciados, para atender às demandas da freguesia.

2 Infográfico Sorvete - Fonte - Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes 3 Infográfico Sorvete - Fonte - Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes

Infográfico Sorvete - Fonte - Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes

 

Fonte: www.abis.com.br/ e www.labasque.com.br/