Por Regina Lacerda

O ano começa e você pensa em vários planos para realizar. Você tem sonhos, projetos e sua cabeça está a mil por hora. Você fica em dúvida. Será que vai dar certo? Será que consigo? Primeira dica: Tomada de decisão.

Agora vamos organizar os pensamentos, e planejar seu projeto. Segunda dica: Planejamento. Não se esqueça de colocar datas, ações e a meta a alcançar.

Você começa agora uma caminhada rumo sua meta, e durante esse caminho poderá surgir alguns obstáculos. Então você deverá ter: segunda dica: disciplina e persistência.

 Nesse momento na subida rumo a sua meta é necessário uma parada para a terceira dica: avaliação. Pensar: O que fiz até agora para alcançar minha meta? Quais foram os resultados positivos até agora? Qual o meu maior desafio? O que as pessoas que estão ao meu redor veem meu desempenho?

Estou no caminho certo?

Quando estamos executando um projeto rumo a uma meta, a avaliação é um passo primordial, pois podemos mudar nosso plano de ação. Porque não?  Ele é flexível desde que organizado. Rever meta, as ações, a metodologia e os resultados. E incluir ações se necessário.

A avalição é um processo sistemático, de coleta e análise de dados para determinar, se os objetivos tem sido ou estão sendo alcançados, em que grau. Auxiliando assim e mudanças.