Um pouco de história…

Comemorado em vários países do mundo, o Dia dos Namorados teve sua história iniciada na antiguidade, em celebrações de uma festa romana, a Lupercalia, no dia 14 de fevereiro. Seu propósito era prestar homenagem a Juno, deusa das mulheres, e a Pã, deus da natureza.

 

Nos Estados Unidos, desde o século XVII, é celebrado em 14 de fevereiro o Dia de São Valentim, feriado Valentine’s Day. Na cultura americana, comemora-se não somente o amor entre os namorados, como também entre casados, amigos e o amor entre pais e filhos.
No Brasil, a data relaciona-se à figura do frei português Fernando de Bulhões, Santo Antônio, o “Santo Casamenteiro”, que fora reconhecido por destacar a importância do amor e do casamento. O Dia dos Namorados, 12 de junho, é véspera do Dia de Santo Antônio, dia 13.

 

O comércio local…

 

Maria Eduarda Benevenute, da Presente e Arte, trabalha com venda de peças de cristais, taças, vasos de murano e arranjos de flores permanentes. Os artigos de sua loja são diferenciados, exclusivos, e o cliente escolhe na hora, o que tornam os presentes clássicos. Eduarda irá preparar sua loja para o Dia dos Namorados e espera, como nas demais datas comerciais, um aumento das vendas.
Karine Resende, da Relojoaria Resende, diz que o Dia dos Namorados, para seu estabelecimento, supera em vendas o Dia das Mães, dos Pais e das Crianças. Relógios, joias, semijoias, anéis de compromisso, alianças e pingentes: ambos artigos adquirem um valor simbólico quando se presenteia quem se ama. Segundo Karine, esse tipo de presente é uma alternativa para quem é tímido, pois tem um significado sentimental, que eterniza o amor. Para este dia, ela conta que vai expor flores na vitrine de sua loja, que estará com promoção de 40% nas semijoias.
Gevania Aguiar abriu sua loja em setembro do ano passado, a Básico e Cia, e passará pelo primeiro Dia dos Namorados. A loja trabalha com vestuário masculino e feminino a preços acessíveis, na chamada “Linha Básica” para dia e noite, com roupas casuais e pijamas. Gevania conta que parte das mercadorias para o Dia dos Namorados já estão no estoque. Ela trabalha com duas marcas e diz que sua campanha para a data vai seguir as estratégias de seus fornecedores.

 

download

Homenagem via Facebook

Renata Muniz 

“O que há dentro do meu coração, eu tenho guardado pra te dar, um amor tão puro que ainda nem sabe a força que tem; é teu e de mais ninguém…te adoro em tudo, tudo, tudo, quero mais que tudo, tudo, tudo, te amar sem limites, viver uma grande história….” Te amo Washington Nunes

 

Daniela Reis

“Quando pensei que estivesse sozinha, meu amor chegou acompanhado”. Fábio Archette

 

Lara Rocha

“Ter você todos os dias na minha vida é Tudo de bom, agradeço a Deus por ter-me presenteado com uma pessoa tão maravilhosa, obrigada por tudo meu amor! Eu te amo!” Haron Guizillini