Início da Primavera

O Início da Primavera 2015 começa às 5h20 (sem horário de verão) do dia 23 de setembro de 2015; e termina dia 22 de dezembro de 2015.

A primavera é a estação de antecede o verão e sucede o inverno. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pela desabrochar das flores e pelo aquecimento da temperatura. Nesta estação, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto o verão, e nem muito frio como no inverno.

 

Dia do Soldador

O Dia do Soldador é comemorado em 23 de setembro em todo o Brasil.

 O soldador trabalha com a soldagem, a fixação mecânica, parafusagem, ou colagem, para poder unir materiais metálicos ou de um tipo parecido. Trabalha também no revestimento e na manutenção desses objetos.

A soldagem é um serviço que pode ser utilizado para diferentes necessidades, podendo unir materias semelhantes ou não. Esta é a forma mais permanente para a fixação.

 

Dia do Técnico em Edificações

Em 23 de setembro é comemorado o Dia do Técnico em Edificações.

As atribuições do técnico em edificações estão dispostas no Decreto n. 90922/85, artigo 4° § 1º: Os técnicos de 2º grau na modalidade Edificações poderão projetar e dirigir edificações de até 80m2 de área construída, que não constituam conjuntos residenciais, bem como realizar reformas, desde que não impliquem em estruturas de concreto armado ou metálica, e exercer a atividade de desenhista de sua especialidade.

O Técnico em Edificações atua também na manutenção e recuperação de obras, além de realizar o controle dos materiais utilizados e verificar a qualidade do solo.

 

Dia do Técnico Industrial

Profissão reconhecida através da Lei n.º 5.524/1968, de 05 de novembro de 1968 e regulamentada pelos Decretos 90.922/85, de 06 de fevereiro de 1985 e 4.560/2002, de 30 de dezembro de 2002, o Técnico Industrial é o profissional que possui formação escolar, obtida através da conclusão de curso regular e válido para o exercício da profissão e, diplomação por escola oficial autorizada ou reconhecida, de nível médio, regularmente constituída nos termos da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961.

As áreas de atuação do profissional são vastas, sendo mais comuns às ligadas à Construção Civil, edificações, eletrônica, eletrotécnica, mecânica, telecomunicações mineração, química e saneamento. É organizado em sindicatos (SINTEC’s ) em todos os estados brasileiros e em federação, em nível nacional (FENTEC) . A data de 23 de setembro  foi escolhida pelo fato do surgimento das primeiras Escolas Técnicas no Brasil por volta de 1905.

As principais atribuições desse profissional é conduzir a execução dos trabalhos de sua especialidade; prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos, pesquisas tecnológicas; compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados; orientar e coordenar a execução dos serviços de manutenção de equipamentos e instalação e responsabilizar-se pela elaboração e execução de projetos compatíveis com a respectiva formação profissional.

Fontes: www.calendarr.com/, www.creama.org.br/, www.crea-pr.org.br/