A Aliança Cooperativa Internacional – ACI – definiu como temática “Escolha cooperativismo. Escolha Equidade” para a comemoração do 93º Dia Internacional do Cooperativismo, dia 4 de julho.

 
Entendida como forma ideal de organização, a ideologia do cooperativismo preza por um modelo socioeconômico que agrega o desenvolvimento da economia com progresso social. Um sistema de cooperação é baseado na reunião de pessoas com um interesse comum, não no capital. Dentre os seus principais valores, portanto, está a democracia.
A história do cooperativismo começa no século XVIII, período em que a Inglaterra vivenciava as consequências da Revolução Industrial, em um cenário de caos no ambiente de trabalho, a salários baixos e longas jornadas. Nesse contexto, em 1844, 28 operários se reuniram e definiram conceitos que, posteriormente, tornaram-se universais, hoje conhecidos como Princípios de Rochdale.

 
No Brasil, a cooperação é notada desde o colonialismo. Entretanto, foi no século XIX que o Movimento Cooperativista Brasileiro, liderado por profissionais liberais e operários, fez nascer a primeira cooperativa de consumo no país, em 1889: a Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, em Minas Gerais. Já em 1969, foi criada a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB – entidade que regulamenta o cooperativismo no território nacional. A Lei nº 5.764, de 1971, define a Política Nacional de Cooperativismo e institui o regime jurídico das sociedades cooperativas do país.

 
A OCB, no ano de 1933, definiu os 13 segmentos das cooperativas brasileiras: Agropecuário, Consumo, Crédito, Educacional, Especial, Habitacional, Infraestrutura, Mineral, Produção, Saúde, Trabalho, Transporte e Turismo e Lazer.

 
Para entender um pouco mais sobre o cooperativismo na linha de crédito, o Jornal Gentte S.A. ouviu a Cooperativa de Crédito dos Empregados da Companhia Industrial Cataguases da Bauminas Ltda, a Coopecic, que atua em Cataguases há mais de 30 anos.

 

“A Cooperativa de Crédito dos Empregados da Companhia Industrial Cataguases da Bauminas Ltda. – COOPECIC – foi fundada em 25 de setembro de 1983, obtendo a aprovação do Banco Central do Brasil em 14 de dezembro do mesmo ano. Sua finalidade é prestar serviços financeiros de natureza social, econômica e educativa.
O objetivo de sua criação era oferecer a possibilidade de adquirir créditos a taxas de juros mais baixas, que, inicialmente, atendia apenas aos funcionários da Cia Industrial Cataguases. Hoje, atendemos o Grupo Bauminas, a Equiplastic e a Real Plastic.

 
Os colaboradores das empresas afiliadas à cooperativa podem se associar ou não à instituição. Quando isso acontece, o Estatuto Social prevê a integralização de capital mensal, bem como outras diretrizes. Vinculado em sua matrícula na Cooperativa, o associado tem seu capital social que é restituido no desligamento da empresa ou da Cooperativa ou ainda compensado em suas obrigações de empréstimos, quando houver.

 
A forma de pagamento é consignada, portanto, os descontos são deduzidos na folha de pagamento do sócio.
Além do empréstimo, outro benefício garantido é o cartão Coopecic Card, com o qual o colaborador compra nas lojas afiliadas, sem taxa de juros. A forma de pagamento também é o desconto em folha de pagamento.”

Luciana Magalhães, Assistente Administrativo