A concentração é a capacidade de se manter atento por período contínuo e consistente de tempo.

As pessoas tem concentração em algumas coisas e simplesmente não têm em outras. Complicado né? Não. Precisamos compreender que, todo sistema sensorial do indivíduo está envolvido na tarefa de se concentrar.

O Sistema nervoso sensorial é a parte do sistema nervoso responsável pela análise dos estímulos oriundos dos meios ambiente externo e interno ao organismo.

Por exemplo, o sentido da audição permite-nos detectar sons, mas é graças à capacidade de perceber os sons que podemos apreciar uma musica ou compreender a linguagem. No entanto a qualidade perceptiva depende do nível de atenção do individuo: se você estiver lendo um livro, mas está interessado em outra coisa (como o celular…) talvez tenha que lê-lo de novo para compreender o significado do conceito de percepção.

Também é importante que para a concentração aconteça o ambiente esteja harmonizado. E que a tarefa seja prazerosa. Sua criança ao fazer a lição de casa precisa estar acompanhada de uma pessoa tranquila para que o ambiente esteja equilibrado e haja concentração.

Primeira dica: Harmonize o ambiente!

Você também poderá usar a música instrumentalizada para harmonizar esse ambiente, enquanto sua criança/adolescente realiza a lição de casa, ou você faz alguma tarefa.  Sugiro que seja de fundo, em um volume bem baixinho.

Você poderá experimentar essas:

  1. Over the Rainbow / Simple Gifts – The Piano Guys
  2. Wait There – Yiruma
  3. May be – Yiruma
  4. May it be – Enya
  5. Love Me Like You Do – Ellie Goulding
  6. Le Quattro Stagioni – Vivaldi
  7. Wake me Up – Avicci
  8. Fix You / Clocks – Simply Three
  9. Symphony nº 40 in G minor – Mozart
  10. Concerto nº 23 in A major – Mozart