O tradicional desfile das escolas de samba e dos blocos de carnaval vai acontecer em Cataguases a partir do dia 3 de fevereiro, quarta-feira. O evento contará com a participação de cinco escolas na competição,  mais os blocos.

Para conhecer as escolas e blocos participantes, CLIQUE AQUI.

A Gentte S.A. entrou em contato com os presidentes das escolas de samba para saber qual a importância da participação dos bairros representados no desfile e quais serão as temáticas abordadas em 2016. Confira.

 

José Mário, representante da G.R.E.S Vila Minalda

“A importância, em primeiro lugar, está na participação da comunidade, em estarmos juntos na realização do desfile, levando nosso nome às várias camadas sociais, inclusive à elite. Em cada carnaval é um enredo. O tema deste ano é ‘Sonhos e Ilusões’, ao integrar os cidadãos com essa temática, o objetivo é afirmar que nada é concreto. Os problemas sociais, políticos e econômicos são abstratos. Pretendemos representar esse imaginário, como na política do ‘Pão e Circo’, e culturalmente/politicamente mostrar um pouco da história de nossa comunidade”.

 

Fabrício, representante da G.R.E.S Taquara Preta

“O trabalho das escolas faz do desfile uma alternativa para quem passa o Carnaval em Cataguases. A importância está na participação que promove a integração dos bairros, já que nem todos têm condições de viajar nesta época do ano. Esse evento faz o Carnaval acontecer para todos, um Carnaval não elitizado e povo vai às ruas desfilar ou assistir. A participação de todos é voluntária, o valor arrecadado é repassado para a própria comunidade. Neste ano vamos representar o Nordeste: sua cultura, danças, um pouco das influências de Luíz Gonzaga, folclore, fauna e flora”.

 

Tico, representante da G.R.E.S União dos Bairros

“A importância é manter a tradição e a cultura do Carnaval na cidade. A União dos Bairros é formada pelo Dico Leite, Primavera, Bom Pastor e Bom Sucesso, nossa história já tem renome na região. Vamos abordar em 2016 os Quatro Elementos: fogo, água, terra e ar”.

 

Beto , representante da G.R.E.S Portela (Bairro Leonardo)

“A importância é grande para nós. Nessa época do ano o bairro fica até mais modernizado. A Portela já tem 11 títulos de campeã, e nove foram consecutivos e um bicampeonato. O tema para este ano é África, vamos abordar a cultura e as tradições do continente africano”.

 

Dejair , representante da G.R.E.S Dragões da Vila Reis

“A importância está na mobilização do bairro, em levar nosso cotidiano às ruas. E esse evento resgata e mantém a tradição dos que há mais de 20 anos atrás aqui realizavam os desfiles, como os lembrados ‘Rei Manso’ e ‘Remanso’. E o nosso tema para 2016 é Adrenalina e Superação. ‘Levanta, sacode a poeira. Dá a volta por cima, a Dragões é pura adrenalina’. É essa adrenalina presente no samba, no esporte e na rotina, de tudo um pouco, é que vamos representar”.

 

Foto: Site do Marcelo Lopes