A lição de casa é importante no processo do ensino aprendizado, a verdade é que o aprendizado deve continuar em casa. As tarefas propostas para serem realizadas após o horário das aulas devem ser feitas com total dedicação, pois é nesse momento, enquanto o aluno está fora do ambiente escolar tradicional, que surgem dúvidas acerca do que foi visto em determinada disciplina. Para isso nossa primeira dica: Estabeleça um horário e um local para a lição de casa

Depois de um dia exaustivo de trabalho, você (pai, mãe, tios, padrinhos, avós etc.) chegam em casa e somada as demais responsabilidades, uma muito importante aguarda você: sua criança para a lição de casa.

Sabendo que a lição de casa é importante para seu pequeno e por mais simples que seja é uma extensão do conteúdo aplicado em sala de aula, você para e vai dar atenção. Afinal a participação efetiva da família, na lição de casa é importante para a compreensão do conteúdo, bem como seu aprendizado. Assim podemos dizer: Lição de casa também é lição da família!

Mas é primordial que haja uma pausa, um descanso para a criança e a família, sobretudo a pessoa que acompanha as tarefas escolares do infante. A Lição de casa não deve comprometer o lazer e o descanso da criança.

Nesse sentido recomendamos como 2ª dica: Aproveite o momento! Final de semana, feriado permita sua criança ao lazer e entretenimento, esteja você também desfrutando desse período de descanso, de brincadeiras sem horas e cobranças. Viva juntos esse momento, com plenitude.

Quando a rotina retornar, vocês estarão revigorados, reprograme novamente os horários, as atividades das crianças, inclusive a lição de casa.

Por Regina Laerda
Psicopedagoga e Coach