Dia Mundial da Fotografia

A fotografia constitui uma forma de representação fundamental para a cultura da humanidade, ao passo que integra sua memória.

O dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de agosto, data em que, no ano de 1839, o governo da França anunciou a invenção da primeira câmera com sistema moderno de fotografia. O Daguerreótipo, como ficou conhecido pelo nome de seu criador, Louis Jacques Mandé Daguerre, foi criado em 1837 e, posteriormente aprimorado, o país resolve apresentar o invento ao mundo. O conhecimento de registros mais antigos, anteriores ao Daguerreótipo, constam em relatos sobre câmaras escuras e reproduções de imagens na Grécia Antiga.

Hoje, a fotografia se popularizou, graças ao avanço tecnológico (câmeras, celulares, smarthphones), possibilidades de edição, publicação e compartilhamento. Ela ultrapassou o caráter documental e, além de ser um hobby, consagrou seu dinamismo como profissão.

Fonte: Dicas de Fotografia

 

 

Dia do Advogado

O Dia do Advogado é comemorado em 11 de agosto, em homenagem à criação do primeiro curso de Direito do Brasil, na Academia de Direito de São Paulo, em 1827, através de decreto assinado por Dom Pedro I. Após a independência, o país elabora sua primeira Constituição, em 1824, e a Faculdade de Direito surge com o objetivo de formar os primeiros governantes e administradores públicos do Império.

Segundo o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB -, em média, formam-se 85 mil bacharéis em Direito por ano. O exercício da advocacia só é permitido após o reconhecimento do profissional pelo Conselho da OAB.  Hoje, segundo a entidade, o número de advogados registrados no país é 878.945 e o de estagiários, 38.411.

Fonte: www.direito.usp.br e www.oab.org.br/

 

 

 

Dia do Estudante

O Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto, a mesma data em que, em 1827, foram instituídos – por Dom Pedro I – os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, no século XIX: um em São Paulo e o outro em Olinda. Mais tarde, o de Olinda foi transferido para Recife. Naquela época, os estudantes que quisessem de dedicar ao estudo das leis dirigiam-se à cidade portuguesa de Coimbra, onde ficava a faculdade de Direito mais próxima. Celso Gand Ley, um dos brasileiros que comemorou o centenário da criação dos cursos no país, em 1927, indicou a data para se tornar o dia do estudante.

Fonte: Brasil Escola

 

 

 

Dia do Corretor de Imóveis

O Dia do Corretor de Imóveis é comemorado em 27 de agosto, em homenagem à regulamentação de seu ofício, que se consolidou como uma das primeiras profissões liberais no Brasil, em 1962. Em meados do século XX, o desenvolvimento da infraestrutura urbana das cidades fez com que a venda de imóveis – que era realizada através de anúncios veiculados em jornais – se tornasse uma responsabilidade do corretor de imóveis ou agente imobiliário, como era conhecido à época.

As atividades exercidas pelo corretor, entretanto, não se limitam à venda de imóveis. A profissão está ligada, também, ao gerenciamento de carreiras e administração de condomínios. Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná – CRECI-PR – existem, no Brasil, 200 mil corretores de imóveis.

Fonte: www.crecipr.gov.br