Por Regina Lacerda

A lição de casa pode ser um desconforto! É preciso compreender que: há crianças que apresentam necessidade de satisfazer a ideia de que as resposta das atividades, só serão aceitas se forem igual à do pelo professor- “o professor ensinou assim! ” Isso poderá gerar ansiedade e certo sofrimento a criança. Há crianças que não se permitem errar e assim não ousam, não buscam outras hipóteses de pensar e fazer. Ainda há crianças que usam como motivo da lição de casa, para ter a presença e atenção de alguém querido da família – pais e ou responsáveis- mesmo que na sala de aula realizam as atividades sozinhas. Supostamente exista aí uma falta de autonomia.

1ª dica: Estabeleça um lugar e horário para a lição de casa.

2ª dica: Aproveite o momento.

Percebemos algumas vezes, que o dia a dia corrido, faz com que a família no momento da Lição de casa, realize algumas tarefas para criança, talvez na intenção de estar a lição perfeita, aos olhos do adulto. Como recortar, colar uma gravura, copiar, ler etc. Mas é preciso lembrar que nessas condições a criança só perde oportunidades de crescimento no desenvolvimento do aprendizado.

3ª dica: Acompanhe e oriente sua criança na lição de casa.

No momento dessa atividade a pessoa indicada para estar com a criança deve apenas acompanhar, ou seja, estar presente, para que caso a criança precise ela irá orienta-la. Tirando suas dúvidas, elogiando, dando autonomia de reflexão e se preciso corrigindo seus possíveis erros, fazendo-a pensar. E assim construindo o aprendizado de quem você ama.

 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e textoA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e textoNenhum texto alternativo automático disponível.